Relatório de atividades 4/10. Um Passeio no campo
Um passeio pelo campo. Por que não fotografar. Atividade de arte 3
Continuando nosso trabalho de integração, das crianças e com a natureza, fizemos uma aula deliciosa. Antes de tudo teve farta distribuição de algodão doce na Escola. Depois fomos para o trabalho de campo a céu aberto. Mesmo com alguns erros no percurso, o espaço grande demais da quadra, nos fez perceber que o aconchego da classe, um território já conhecido das crianças, precisa ser reconhecido. Uma preparação interessante para os passeios na Natureza que possam a vir fazer, depois, com pais, mestres, ou em suas brincadeiras de quintal(em casa). Importante que seja o mais natural possível, para que todos se sintam no seu ambiente doméstico da Serra e possam curtir o belo, o agradável reproduzí-lo, para então preservá-lo. Aí, introduzimos o passeio de Senhoritas e Cavalheiros, respeitosos observadores da Natureza verde que os cerca, com seus andares elegantes, o cavalinho e animais conhecidos, tais como o gato e o pato, já acostumados com espaços maiores, ao som de George Harison, com seu ritmo de alegria. Todos em roda nos preparando para arte, contamos histórias que inventamos sobre uma certa nuvem que queria virar algodão doce. Chegamos as nuvens, e brincamos com imaginar figuras nas nuvens que pudéssemos depois como maquinas fotográficas piscando nossos olhinhos, primeiro o da direita, tampando o da esquerda depois o da esquerda esticando nosso olhar depois o foco, como máquinas olhar e ver, depois descrever . Aí, finalmente, o traço, num papel colado na parede, fizemos nosso mural tentando reforçar na memória o céu, que alcançamos com nosso olhar: desenhamos o que vimos e o que quisemos ver nas nuvens. Sempre sobre o olhar das professoras atentas, que fotografaram e participaram. Um passeio encantador. Onde desfrutamos juntos, uma sensação de observar e fotografar com todo nosso corpo o mais naturalmente possível. Os resultados: todos felizes ao final da aula. Algumas poucas crianças não participaram e preferiram ficar em banquinhos observando, outras que normalmente tem dificuldade de integração, brincaram nas árvores, a atividade teve 50 minutos. À tarde mudamos o espaço para um espaço menor, na escola ao lado (Ozilde Passarela) onde introduzimos a fotografia das machas dos muros. Olhando imagens formadas nas irregularidades da parede, vimos que podemos imaginar figuras engraçadas para nos alegrar e pudemos “fotografá-las” como um artista que recria seu espaço. Ficamos encantados, especialmente com a parceria do dia lindo.Obrigado Sol, obrigado céu.Obrigado nuvens.Obrigado algodão doce.
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