Filosofia e prática do projeto artes do Curupira na Terra da Paz
Crescer pela raiz.
Levar a seiva à toda oportunidade de crescer
E quando vier o tempo certo,
Frutificar
E pela semente,
Se multiplicar.
(Segredo da Mãe Natureza que o Curupira veio nos ensinar)
A partir dos bons resultados obtidos pelo 1º Laboratório do Projeto Terra da PAZ em andamento na escola Ozildes Passarella, em parceria com a AMPP - Associação dos Moradores do Parque Petrópolis e a Escola Parque Petrópolis, que atua no âmbito do Ensino fundamental, criamos o nosso 2º Laboratório: o Curupira na Terra da PAZ.
Este Projeto, nascido da constatação de uma demanda da Escola de acrescentar a seu curriculum uma maior inserção no universo das artes e da cultura em confronto com a intenção da parceria Terra da Paz/AMPP no desenvolvimento, entre a comunidade atendida pela Escola (alunos, pais e mestres) , de uma cultura da PAZ que fosse também voltada para à preservação do meio ambiente, fazendo valer o local que ela se situa.
A AMPP e o Terra da Paz já estavam desenvolvendo um projeto de criação de uma área de cultura e lazer, dentro do conceito de revitalização de espaços públicos, como desdobramento de uma parceria que começou com a recuperação do Largo da Paz ,que envolve o espaço da sede da Associação e ambas as escolas Ozilde Passarela e Parque Petrópolis, além de uma quadra poli-esportiva da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
Este espaço deverá incluir, futuramente: pista de Cooper, pista para bicicletas e receber um traçado paisagístico educativo e ecológico que possa ser, desde a sua construção, implantado pela comunidade, incluindo aí o processo educativo da Escola, de maneira a integrar-se a um espaço de lazer e cultura, onde quadras de esporte e uma sede social, a OCA - Organização Curumim/AMPP e que ofereçam Oficinas de Arte, Informática, Biblioteca, espaços de exposição e auditório que possam servir à comunidade.
Aproveitando a semana do folclore, iniciamos o trabalho, oportunamente chamando o Curupira para nos ensinar e outras oportunidades de agregar força e sentido ao Projeto doram se encaixando: foram indicadas tres facilitadoras para o Projeto: a Prof Sandra Momille, que encaminhará tanto a reciclagem e o artesanato através dela, como o plantio de sementes e mudas, sob a orientação da Bióloga Vanessa incentivando o cuidado com a natureza, enquanto a artezâ Gabriela G. Cavalcanti, trabalha a intrumentalização das crianças nas diversas técnicas artísticas: papier-maché, bicouit, etc, multiplicando, no dia-a-dia da Escola Parque Petrópolis, a inserção que o 2º Laboratório do Terra da Paz desenvolverá pontualmente.
O Terra da Paz, através de seu criador e Diretor, Odilon Cavalcanti, sob a Coordenação executiva de Malouh Cavalcanti estará trabalhando a arte cerâmica na busca de incentivo à autoralidade, aproveitando as datas do calendário Escolar para iniciar um foco na PAZ de maneira pragmática inserir a conscientização com o objetivo de, assim unidos aos professores, obter o fechamento do trabalho levando o seu resultado para a vida diária, voltando-o para a ligação com a comunidade através dos painéis e murais, além de exposições, criação conjunta de novas bases dando apoio e movimento ao trabalho dos mestres e permitindo aos alunos a sua valorização como indivíduo e materializando seu papel junto à comunidade: assim as classes trabalhadas tornaram-se grandes grupos de agentes do Curupira, quer auxiliando as plantas e animais no seu crescimento e nos cuidados de preservação, quer combatendo a dispersão do lixo, auxiliando no seu recolhimento, cuidando para se policiar não jogando lixo no chão, varrendo, recolhendo, etc.
Este processo será complementado com o plantio de mudas para revitalizar e arejar nossa mata, a identificação das plantas com a pesquisa de nomes científicos e populares, plantio na época adequada e manipulação, degustação do fruto, quando eventualmente for o caso, criação de produtos que possam ser produzidos com as sementes, arranjo de flores, etc. De uma nova forma de apoio ao ensino tradicional, trabalhando as reais necessidades da comunidade, como PAZ e Preservação, e a criatividade e instrumentalização nas técnicas de arte alcançarão a sensibilização como apoio a compreensão do aprendizado.
Este 2º Laboratório é uma ação de inserção cultural do Terra da Paz ao curriculum escolar, e, portanto, significa um aprofundamento não só no âmbito do público atendido ao incluir o ensino fundamental no seu foco, como um aprofundamento também nos seus processos operacionais, logísticos e metodológicos cujos primeiros frutos pretendemos colher até o final do ano.
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